alimentando a alma

Receita:

12 Criatividades

3 xícaras de Ternura

2 xícaras de Flexibilidade

6 xícaras de Força

1,5 xícaras de

2 colheres de chá de Coragem

1,5 xícaras de Paciência

2 colheres de sopa de Prosperidade

2 colheres de sopa de Desenvolvimento

Conexão 1 por pessoa

                         

                                                                                         

PS: Receita da Paula Falcão

Exercício de convicência

Esse é o primeiro post da serie "minhas sínteses da pós".

Pra cada módulo uma síntese, que responda, ou não, as seguintes perguntas:

1. Qual o conteúdo abordado pelo docente?

2. Como o conteúdo da aula reverberou em você?

3. Como o aprendizado deste módulo pode te ajudar em sua prática profissional ou mesmo em seu dia a dia?

4. Ampliando sua visão, como promover ações ligadas a este conteúdo que possa contribuir para um "mundo melhor"?

PS: eu decido qual é a minha nota de aprendizagem! (sim, é ela que vai pro boletim)

 Enjoy!

 ___________________________________________________________________

 

Pós Graduação em Jogos Cooperativos – UNIMONTE

Nome: Letícia Souza Tavares                     RA: 0912827

Módulo 1 – Exercício de Convivência

Profª Gisela Sartori Franco

Março 2009

Síntese de Aprendizagem

O conteúdo abordado foi – Exercício de Convivência. O tema foi desenvolvido pela docente através de diversos autores e suas teorias.

Algumas dinâmicas foram proposta, imagino que com o objetivo de exercitar a convivência, mas nem sempre esse link entre teoria e dinâmica foi feito. Se é que era esse o objetivo, e se ocorreu essa relação eu não consegui “lincar” uma coisa coma outra, não ficou claro.

Muitos autores dizem que para ter uma “boa” convivência – relacionamento é necessário que nós nos coloquemos no lugar do outro, na neurolingüística se diz que devemos nos comunicar pelo canal de comunicação do outro, para que, o mesmo, nos entenda de maneira clara e ocorra a empatia. Para essa pratica de convivência acontecer, dentro de uma organização ou em qualquer outro meio social, é necessário que haja uma preocupação mutua em corresponder as “expectativas” do outro – reciprocidade. Pois a convivência é uma via de mão dupla, e se esse fluxo não for respeitado à convivência não ocorre de forma efetiva.

Nos meios sociais a convivência tem se tornado algo impraticável, principalmente nos meios mais desenvolvidos financeiramente. Nos grandes centros urbanos devido à violência as pessoas passaram a se evitar, crianças brincam em seus computadores e vídeo-games, os adultos, por sua vez, vão ao trabalho e se comunicam pelo MSN com a pessoa da mesa ao lado. A tecnologia não é o vilão dessa historia, mas sim nós, que a utilizamos de maneira incorreta.

As dinâmicas realizadas foram muito boas, e com objetivos claros, a de “integrar” um grupo de pessoas que não se conhecem.

Algumas das dinâmicas realizadas eu já conhecia, tais como: contar a historia do nome; tribunal de justiça e a dinâmica da percepção. Normalmente nos programas em que acompanho a minha gerente utilizamos essas dinâmicas. As demais dinâmicas que não conhecia foram ótimas e já pude colocá-las em prática com novos grupos coorporativos que começamos a trabalhar e o resultado foi positivo.

Pessoalmente foi um prazer poder participar das dinâmicas, porque normalmente estou focalizando à dinâmica e não necessariamente participando dela, e estar “do outro lado” foi muito bom, tive outra percepção e até fiquei ansiosa com friozinho na barriga na hora de falar em público. Isso com certeza foi um exemplo prático de me colocar no lugar do outro.

O tema abordado nesse módulo é um dos principais atributos que devemos ter para construir um mundo melhor. Convivência, “viver em comum com outrem em familiaridade”. A maneira mais fácil de promover exercícios de convivência é praticando.

 

Nota de aproveitamento: 8.

 __________________________________________________________________

Comentários da docente:

"Olá Letícia,

Que bom que participar do módulo, das dinâmicas propostas, "do outro lado" foi uma experiência renovadora para você! o objetivo do modulo todo era mesmo consiliar parte teorica com exercícios de integração. Existia sim uma relação entre eles. Por exemplo: a trama do tecido que o Elias falou com as ligações entre vocês no recorte das revistas, a tecnica da fogueira com a comunicação clara e a capacidade de ouvir ooutro da inteligência Emocional; a tecnica do triunal de justiça com o "tomar os papeis" do psicodrama… enfim… muitas conexões!! Ho!

Sugiro que nas suas proxímas sínteses, você descreva um pouco mais sobre a parte teoricpara que ela possa ficar mais viva nas suas anotações!

Gostei da sua contribuição no texto, citando a neurolinguistica tb como reforçando a ideia da melhor convivência: reciprocidade.

um abraço, bom curso."

 

Closer – Perto Demais

Closer – perto demais.

00H05 dia 02/01/2010 – Globo, Corujão

Ligia diz:

 

menina

 

que noite gostosa

 

essa chuva tá mara

Letícia diz:

 

 

ta msm néficar em casa com esse tempinho é tudo de bom

Ligia diz:

 

demais

Letícia diz:

 

 

já fiz o download do filme. vou assistir

Ligia diz:

 

qual filme?

 

o das canções?

Letícia diz:

 

aham

Ligia diz:

 

assiste

 

vc vai amar

Letícia diz:

 

vai passar closer na globo

Ligia diz:

 

quando???

Letícia diz:

 

agora

Ligia diz:

 

nossa

 

super vou assistir

Letícia diz:

 

srsrsrsr

 

 

vou ver só a primeira parte e vou subirquero ver o homem da minha vida

Ligia diz:

 

hahahahaha

 

ai, meu Deus

 

essa música é foda

Letícia diz:

 

o foda é q é dulado =/

Ligia diz:

 

realmente

 

=/

Letícia diz:

 

 

o jude tb tá delíciahello stranger

Ligia diz:

 

hahahaha

 

é diferente

ele É uma delicia

Letícia diz:

 

ela é inglesa?

Ligia diz:

 

 

 

ela éela é super cultafala vários idiomas

Letícia diz:

 

 

ela é demaisai menina preciso me mudar pra londres, viu

Ligia diz:

 

 

nossa, esse bjo deles é demaissimples, mas cheio de desejo

 

adoro

 

nossa

 

duas

Letícia diz:

 

ele te come com os olhos

Ligia diz:

 

hahaha

Letícia diz:

 

ela aruina a vida de todo mundo no filme

é uma vaca msm

Ligia diz:

 

hzhahaha

 

quem? a julia?

Letícia diz:

é

 

ela fode com todo mundo

Ligia diz:

 

 

ela é linda demaisparece uma bonecqa

 

boneca

 

 

já lançou um "isso nao é da sua conta!adoro

 

ahaha

Letícia diz:

 

ahahahah adoroooo tb

Ligia diz:

 

hahahaha

 

adooooro um sony vayo

Letícia diz:

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

homem da minha vida

Ligia diz:

 

hahahaha

 

ADORO

Letícia diz:

 

olha a cara dele q tudo

Ligia diz:

 

te pega de jeito

Letícia diz:

 

nossa

Ligia diz:

 

 

será que ele é bom de pegada igual a mim?hahahahahahaha

 

alôcaaaaaa

Letícia diz:

 

ahahahaha

 

tem cara viu

Ligia diz:

 

adooorooo

Letícia diz:

 

 

esse jude é foda msmual

 

adoroooooooooo 22 cm

Ligia diz:

 

hahhaha

 

adooooroooo

 

esse jude é foda tbm

Letícia diz:

 

ahahahaha

Ligia diz:

 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

 

ADOOOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Letícia diz:

 

 

tá muito engraçada essa conversa traduzida, meninato rindo horrores

Ligia diz:

 

hahahahaha

 

tá mesmo

Letícia diz:

 

filho da puta malditoooo

Ligia diz:

 

eles amenizaram

 

muito

 

adoro

 

hahaha

Letícia diz:

 

quero um medico desse

Ligia diz:

 

HAHAHAHA

Letícia diz:

 

fazendo plantão na minha cama

Ligia diz:

 

o sorriso dele mata…

 

HAHAHAHAHAHAHAHA

 

ADOROOOOOO

 

 

essa foi ÓTEMAAAAhahahaha

 

vou aderir

 

HAHAAHAHAHAHAHAHAHA

 

QUE MICOOOO

Letícia diz:

 

ahahaha ai muito sarro essa parte

Ligia diz:

 

demaaais

 

hahaha

 

hahahahaha

 

meu, olha isso

Letícia diz:

 

ahahaha

Ligia diz:

 

 

já pensou o F. B. falando isso pra mim???ADORO

Letícia diz:

 

srsrsrsrrsrsr ai imagina se isso acontece

 

ahahahhahahaha

Ligia diz:

 

HAHHAHAHAHAHAHAHAAHAAHAHHAHAAHHAAHAHAHAHAHAHAHAHA

 

to rindo demais

 

hahaha

Letícia diz:

 

menina eu tb

Ligia diz:

 

 

 

gente, mto engraçadocorpinho sem graça…rs.gente, que brinco lindo

Letícia diz:

é verdade né. se ele tava comendo a outra. pq q ele naum mandou ela embora né

Ligia diz:

 

pq homens sao assim

Letícia diz:

 

esses homens são uns filhos da puta egoista

Ligia diz:

 

quanto mais, melhor

 

 

e sempre tem a que eles só comem e a que eles acham fofinhaque amam

Letícia diz:

 

eu quero ser a comida.

 

ahahahhahahahahahahahaha

Ligia diz:

 

hahahahahahaha

 

ah

 

eu sempre quis ser a amada

 

 

mas, ultimamente… tenho sido só a comidahahaha

 

essa foto dela é linda demais

Letícia diz:

é msm

Ligia diz:

 

olha o contraste

 

ela toda pequena e ele enorme

 

adooooroooo

 

a hora que ele pega ela, meu Deus

 

parece que vai quebrar

Letícia diz:

 

ele é maravilhoso om essa barba serrada

Ligia diz:

 

 

a taça na mao dele fica pequenahahaha

 

essa olhadinha

 

aiai

Letícia diz:

 

 

meu isso é foda q ele fala"meus habitos nojentos ainda divertem ela"

 

aaaaaaa

Ligia diz:

 

aaaaaaaaaaaaaadoooooooroooooooooooooo

 

o cabelo dela tá lindo

Letícia diz:

 

tá msm

Ligia diz:

 

nossa

 

essa parte é foda

Letícia diz:

é ótema

Ligia diz:

 

HAHAHAHAHA

 

FDP

 

 

ela é mto fdpolha a cara

 

a maaaoooo

 

enormeeee

Letícia diz:

 

nossa ele olho ela de cima a baixo

Ligia diz:

 

ele tem covinhaaaa

 

adoro

 

hahaha

Letícia diz:

 

gente que risadinha mara

Ligia diz:

 

 

nossa, parecia que ele ia quebrar o pescoço delademaaais

 

 

essa parte dóudói

Letícia diz:

 

doi msm

 

maldito

Ligia diz:

 

demais

 

GHAHHAHAHAHAHAH

Letícia diz:

 

adriana calcanhoto

Ligia diz:

 

"então ele é dermatologista…dá pra ser mais chato?"

Letícia diz:

 

dá! se for cirurgião plástico. ahahahahaah

Ligia diz:

 

hahahahahahahahahaha

 

ADORO

Letícia diz:

 

que mentirosa

Ligia diz:

 

 

"você mente"ADORO essa coisa convencida

 

sou seu tudo

 

e sei disso

 

hahaha

Letícia diz:

 

 

isso é bom. a gente quebra as pernas das pessoas

Ligia diz:

 

total

Letícia diz:

 

mentirosa de novo

 

to falando q ela é uma vaca

Ligia diz:

 

TOMA

Letícia diz:

 

ahahahahahahahahaha

 

foi msm, mas foi a unica verdade q ela disse até agora!

Ligia diz:

 

hahhahahahahaha

 

realmente

 

essa aí anda mto com a britney biiiiiitch

Letícia diz:

 

ahahahahahah

Ligia diz:

 

 

nossa, essa parte é foda tbm"vai doer"

Letícia diz:

 

mano

 

q q isso, cretino fdp

 

vai mentir de novo fica vendo, ahahahaha

 

e o melhor de tudo é q o clive acaba com ela

Ligia diz:

 

nossa…

 

de puta pra baixo

 

um marido desse a gente nao ganha

 

ia cuidar tao direitinho dele

 

hahaha

 

affffffffff "acabei de sair do banho"

Letícia diz:

 

vaca vaca vaca

 

realmente. ele lamenta o q?

Ligia diz:

 

pois é…

Letícia diz:

é pq ela é uma vaca

Ligia diz:

 

 

lá vemnossa…

 

 

"é seguro aqui?"nossa..

 

gente… esse cara de roupao

Letícia diz:

 

olha a cara dela de tapada

Ligia diz:

 

na minha frente

Letícia diz:

 

o roupão ia sumir rapidinho

Ligia diz:

 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAA

 

ADOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOO

 

"então pq me magoa?"

Letícia diz:

 

egoista msm

Ligia diz:

 

"pq o amor nao é suficiente?"

Letícia diz:

 

não é msm

Ligia diz:

 

=/

 

nossa

Letícia diz:

 

adoro essa sena

 

cena

 

ahahahah by sasha

Ligia diz:

 

foda

Letícia diz:

é tão vaca q queria ser enganada

Ligia diz:

 

hahahaha

 

esse jeans dele é lindo

Letícia diz:

 

 

ele tá todo perfeitoela queria ser deixada, sentiu a diferença

Ligia diz:

 

 

lógicoa cara de vaca

 

viiiiiiiiiiiiixe

Letícia diz:

 

adorooooooooooooooooooooooo

Ligia diz:

 

 

nossa, que abraço…acho que eu nao largaria dele pra ficar com o jude, nao..rs.

Letícia diz:

 

 

aaaaa eu não largaria de jeito nenhumai adoro esse jogo de tornura psicologica

 

ahahahahahah

Ligia diz:

 

hahahahahahaha

 

 

dá medo deleeu teria medo de apanhar dele

 

hahahahaa

Letícia diz:

 

a com certeza né.

Ligia diz:

 

adooooroooo

 

a cara de afada

 

as celulitonas

 

hahaha

Letícia diz:

 

queria q as minhas fossem iguais a dela

Ligia diz:

 

hahahahaha

 

 

"qual seu gosto? de céu"GRITA

 

adoro

 

hahaha

Letícia diz:

 

obrigada, meu nome de verdade é jane

Ligia diz:

 

hahahaha

 

"obrigada"

 

o nome dela de verdade é esse, nao é?

Letícia diz:

é sim

Ligia diz:

 

"eu amo tudo que dói em vc"

Letícia diz:

 

que lindo isso:

 

nossa ia dizer a msm coisa

 

olha a musica

Ligia diz:

 

adoro

 

gente

é demais

Letícia diz:

 

meu esse filme é foda!

Ligia diz:

 

demais

 

mto realista

 

dói

Letícia diz:

 

eu amo tudo q doí. ahahahahah

Ligia diz:

 

hahhahaha

 

bom saber

 

HAHAHAHAHAA

Letícia diz:

 

hum

Ligia diz:

 

já tá no fim???

Letícia diz:

 

já

Ligia diz:

 

caraca

 

q rápido

Letícia diz:

 

depois eu dei pra ele

Ligia diz:

 

hahahahahaha

Letícia diz:

 

 

ai eu me senti mal, pq a culpa dele estar pessimo é minha. VACA

Ligia diz:

 

ela tá chiquérrima

Letícia diz:

 

 

tá msmputa

 

ai como ele tá lindo

Ligia diz:

 

PERFEITO

 

nossa…

 

que mão…

Letícia diz:

 

se viu o tamanho da aliança

Ligia diz:

 

 

pra ele só pode ser assimsenao nem aparece

 

com esse tamanho de mao

Letícia diz:

 

ele é tão foda, tão descarado…

Ligia diz:

 

"pq eu sou obcecado por vc"

 

ele tem realmente algo que o jude nao tem

 

hahaha

Letícia diz:

 

nossa ele faz uma cara de nojo

 

"não tem coragem de deixar ele te odiar!

Ligia diz:

 

"nao tem coragem de deitar ele te odiar"

 

HAHAHAHAHAHA

Letícia diz:

 

aahahahahahhaahaha

Ligia diz:

 

aiaiaiaiai

Letícia diz:

 

muito bom

Ligia diz:

 

demais

Letícia diz:

 

ele nunca amou ela de verdade

Ligia diz:

 

 

ele é um mimado no fim das contasos dois se merecem

Letícia diz:

 

merecem msm pq ela tb naum ama nenhum dos dois

Ligia diz:

 

exatamente

 

uaaaaaaaaaaauuuuuu

Letícia diz:

 

ahahahahahah

 

nossa ele acabou com o jude

Ligia diz:

 

exatamente

 

descompôs

Letícia diz:

 

e ela é uma vaca de ter contato tudo isso pra ele

Ligia diz:

 

"vc nao sabe nada sobre o amor, pq vc nao entende o compromisso"

Letícia diz:

é tudo tão mediocre q eles ficam bem

 

até conversão. esses fdp

Ligia diz:

 

GAROTO

 

hahahaha

Letícia diz:

 

tudo q vai volta

Ligia diz:

 

nossa, o jude se fudeu demais

 

opa

Letícia diz:

 

esse final é maravilhoso

Ligia diz:

 

demais

Letícia diz:

 

ele só tinha q acreditar nela

Ligia diz:

 

se fudeu

Letícia diz:

 

idiota

Ligia diz:

 

se fudeu

Letícia diz:

 

ela tb foi cruel

Ligia diz:

 

nossa…

 

ele a trata como uma doente

Letícia diz:

 

mas ele q era doente

Ligia diz:

 

os dois

 

é sádica

 

ela nao é normaltanto qto ele

Letícia diz:

 

se acha.

 

aaaa eu naum acho ela sadica

Ligia diz:

 

lógico que e

Letícia diz:

 

essa parte tb é ótima né

Ligia diz:

 

 

só por ela ter voltado com eleisso já é sadismo

Letícia diz:

 

se vc ama, não

Ligia diz:

 

mas ela nao ama

Letícia diz:

 

ela tá linda de cabelão

Ligia diz:

 

mto

 

tadinha

 

 

ela tenta balançar mas nao tem o qhahahaha

 

agora vai essa bixa baixa rebolar em NY

 

hahahaha

Letícia diz:

 

ahahahaha

 

menina adorei o nosso filme comentado.

 

foi tudo de bom

Ligia diz:

 

eu tbm

 

hahahaha

 

amei

 

as mesmas frases de impacto

 

hahaha

 

foi mto bom

Letícia diz:

é pq a gente tava em sintonia.

 

vou subir e assistir o do garrel agora

Ligia diz:

 

é mara

 

vai lávc vai amar

 

dpois me conta

 

Isso é o que podemos chamar de um filme comentado. E como vocês podem "ler" eu assisti o filme inteiro porque ele é simplesmente irresistível e a Julia Roberts está uma vaca (acho que deu pra perceber).  Até o nosso proxímo filme comentado. bjs carinhosos L&L.